quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SRA testa coletes com air bag para motos na França

A entidade francesa de segurança e reparação de veículos SRA (Sécurité et Réparation Automobiles) fez um crash test interessante para verificar o nível de qualidade com quatro marcas de coletes/jaquetas com bolsas de ar infláveis (air bag) para motociclistas. As marcas e modelos avaliados foram: Allshot AIRV1, Helite Airnest Turtle H, Dainese D-Air Street e Bering Protect'Air ABM 010.

Na avaliação da SRA, o colete da marca Dainese foi o mais eficiente inflando as bolsas de ar no tempo de 45 milissegundos, seguido do modelo da Bering que encheu as bolsas de ar em 82 milissegundos. Vale ressaltar que apesar do dispositivo da Bering ter levado mais tempo para ficar completamente cheio a sua capacidade volumétrica é de 18 litros contra 12 litros do Dainese. Em terceiro ficou o colete da Helite e em quarto o equipamento da Allshot.

A metodologia dos testes seguiu os mesmos padrões de impacto para cada marca, mas é bom ressalta que os coletes tem suas diferenças. Os fabricantes Allshot e Helite possuem um sistema de ligação do motociclista à moto por cabo. Já as marcas Dainese e Bering funcionam com um dispositivo eletrônico.

Para ser eficiente e proteger o motociclista em uma colisão, a SRA entende que as bolsas de ar de um colete de proteção precisam estar completamente infladas em um espaço de tempo de pelo menos 100 milisegundos (0,1 segundo).

Pelos padrões de classificação de segurança e qualidade adotados pela SRA, o colete da Dainese obteve cinco estrelas, o da Bering conquistou quatro estrelas, o da Helite conseguiu 3 estrelas e o Allshot ficou com apenas uma estrela.

O levantamento de preços de mercado dos coletes com air bag na França realizado pela entidade informa mostram que os equipamentos custam respectivamente 1.298 euros (Dainese), 899 euros (Bering), 499 euros (Helite) e 359 euros (Allshot).

Foto: Divulgação



Fonte:

Equipe MOTO.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário