segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Harley-Davidson Categorias e Modelos


Bom, como apreciador e cliente da marca, a tempos venho buscando aprender e entender melhor as divisões das “famílias” das motos da HARLEY-DAVIDSON, então segue abaixo uma espécie de estudo superficial a respeito das categorias dos modelos.

Sportster
Começamos pela linha Sportster, que são as motos de menor cilindrada da marca, possuem modelos com motores de 883cc e 1200cc, e é a mais antiga dos modelos tendo completado 50 anos em 2007. É uma moto versátil, demonstrando grande capacidade para o uso urbano e também uma facilidade incrível para customizações.

Dyna
Modelo semelhante a linha Softail, se difere principalmente pela suspensão traseira bichoque, que conecta a balança ao quadro da motocicleta e fica aparente, já nas motos da linha Softail a suspensão fica escondida sob a caixa de transmissão.

Softail
Como já dito anteriormente, a softail tem como principal característica a instalação de molas sob a caixa de transmissão, lembrando muito as antigas harleys “rabo duro”, que não possuíam nenhum tipo de amortecimento traseiro, a primeira moto da linha foi lançada em 1983 e utilizava um motor evolution de 1340cc.

Touring
São as motos com maiores características “estradeiras”, normalmente equipadas com para brisas (bolhas), maior capacidade de carga e até sistemas de som. Nessa linha, destacam-se dois modelos de grande porte: a ROAD KING e a linha ELECTRA GLIDE. Os motores utilizados apresentaram no decorrer de sua existência constantes evoluções, mas mantendo sempre a arquitetura tradicional dos 2 cilindros em V e refrigeração a ar, de construção bastante simples e robusta.

VSRC (V-Twin Racing Street Curtom) / V-ROD
Modelo lançado no inicio dos anos 2000 quebra alguns paradigmas da marca, apresentando um desenho diferente do comum, é equipada por um motor chamado “REVOLUTION” criado sob a supervisão da PORSCHE e com tecnologias nunca usadas antes pela HD.


Fica aqui essa descrição breve e básica sobre os modelos atuais da Harley-Davidson, mais informações e detalhes técnicos podem ser encontrados no site da oficial da Harley-Davidson.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário